Alcanede
24 Março, 2019

Empresários da região de Alcanede e Abrã reúnem com embaixador Moldavo

Empresários da região de Alcanede e Abrã apresentaram no passado dia 13 de novembro, o potencial empresarial do norte do Concelho de Santarém ao Embaixador da República da Moldávia, Dumitru Socolan.

O embaixador foi recebido no Salão Nobre dos Paços do Concelho pelo Presidente da Câmara Municipal de Santarém, Ricardo Gonçalves e Nuno Serra, Vereador da autarquia scalabitana.

O encontro teve como finalidade identificar eventuais possibilidades de intensificação da cooperação bilateral moldavo-portuguesa. Nesse âmbito, foram convidados alguns empresários do concelho de Santarém, entre os quais os responsáveis da Olitrem, Valsabor, Inducol/Indutan e Fravizel.

O Portal de Alcanede apurou que estiveram também presentes, o Instituto Politécnico de Santarém, que descreveu a importância do ensino e o Núcleo Empresarial da Região de Santarém – Nersant que, através da exibição de dois filmes, apresentou o Ribatejo e os negócios existentes nesta região.

A República da Moldávia faz fronteira com a Ucrânia e com a Roménia e a sua economia está muito dependente da agricultura, produzindo frutas, produtos hortícolas, tabaco e vinho, sendo este último o produto de maior exportação.

O turismo está numa fase de crescimento e maior atração turística são as minas de Cricova cujo complexo subterrâneo de túneis alberga a maior adega do mundo, com mais de 120 km de armazéns de vinho.